terça-feira, 15 de setembro de 2020

(EUA X IRÃ) Irã não se curva as ameaças hostis dos EUA

 

Comitê do parlamento do Irã prepara moção de tripla urgência para conter medidas hostis dos EUA

A foto do arquivo mostra uma visão do Parlamento iraniano em sessão.

O Comitê de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano apresentou ao legislativo uma moção de tripla urgência para conter a campanha hostil dos Estados Unidos que visa renovar todas as sanções das Nações Unidas contra o Irã.


 Se os EUA conseguirem ativar unilateralmente o mecanismo de snapback contra a República Islâmica, a moção obrigará o governo 
a tomar medidas recíprocas, como o levantamento das restrições impostas ao programa nuclear iraniano pelo multilateral de 2015; acordo, denominado Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA), disse Mojtaba Zonnour, que preside o comitê, na terça-feira.

Em entrevista à Fox News na segunda-feira, Pompeo afirmou que os signatários europeus do JCPOA - Grã-Bretanha, França e Alemanha - concordam com os EUA que o acordo é "uma má ideia" e disse estar "confiante" de que os "Estados Unidos terá sucesso em uma semana, o snapback terá feito efeito. ”

Em resposta às alegações de Pompeo, o legislador iraniano sênior disse: “Os comentários de funcionários dos Estados Unidos não têm base legal e, dado o mecanismo estabelecido no JCPOA, eles não podem tomar tal ação”.

“Se os EUA buscarem realizar uma medida para acionar o mecanismo de snapback ou estender um embargo de armas contra o Irã, a República Islâmica não ficará em silêncio”, apontou Zonnour.

Ele observou que, se o Parlamento aprovar a moção, o governo iraniano terá permissão para enriquecer o urânio necessário para atividades pacíficas, enriquecer urânio até um nível de 90.000 unidades de trabalho separativas (SWUs) para a produção e produção de combustível nuclear, estocagem e venda uma quantidade ilimitada de água pesada.

O governo também teria permissão para interromper a implementação do Protocolo Adicional que o Irã aceitou voluntariamente com base no JCPOA, disse ele.

O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI), Ali Akbar Salehi, disse no domingo que 1.044 centrífugas estão operando atualmente na unidade de enriquecimento de urânio de Fordow como prova de que o país deu por completo a quarta medida que prometeu reduzir seu compromissos sob o JCPOA.

Os Estados Unidos estão tentando invocar o mecanismo de snapback no acordo nuclear multilateral, apesar de sua retirada do acordo em maio de 2018, em violação da Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU (UNSC) que endossa o JCPOA.

Os aliados ocidentais mais proeminentes dos Estados Unidos se recusaram a seguir o mesmo passo, que segue a derrota humilhante de Washington ao garantir uma extensão do embargo de armas da ONU contra o Irã no Conselho de Segurança no mês passado.

O presidente do Conselho de Segurança em 25 de agosto rejeitou as tentativas dos EUA de restabelecer todas as sanções da ONU contra o Irã, citando a falta de consenso no órgão de 15 membros.                                                                                                                                                        UM PEDIDO AOS LEITORES DESTA PAGINA :  PESSOAL ESTA PAGINA NÃO VISA FINS LUCRATIVOS! MAIS ESTAMOS PASSANDO POR DIFICULDADES FINANCEIRAS , DEVIDO PANDEMIA QUE NOS ATINGIU INESPERADAMENTE . ESTAMOS COM CONTAS ATRASADAS E PRECISAMOS DA AJUDA DAQUELES QUE SEMPRE CURTEM NOSSAS EDIÇÕES! QUANDO ESCREVO NO PLURAL ME REFIRO A MIM EDITOR DESTA PAGINA, E DE MINHA FAMÍLIA. PORTANTO CONTO COM O APOIO DE VOCÊS MEU CONTATO  55-21-991794091, MINHA CONTA BANCO BRADESCO  112135-9 AG.406 . MEU NOME LENILSON MARCOS. DESDE JÁ AGRADEÇO A TODOS VCS.   ESTOU A MUITO TEMPO SEM TRABALHAR. SOU PROFISSIONAL AUTÔNOMO , E POR CAUSA DA PANDEMIA NÃO ESTOU CONSEGUINDO CLIENTE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário